- Você já se perguntou em que o tonificante poderia ajudar sua pele?
- Primeiro vamos entender o "porque" da necessidade de tonificar a pele.
- Deve se sempre utilizar demaquilantes e leites ou loções de limpeza. A seguir, é aconselhado o uso de sabonetes adequados — de preferência líquidos e cremosos — que possuem ativos de baixa irritação. Vale lembrar que somente água não é suficiente!
- A tonificação da pele, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação. O tônico serve para limpar a pele diariamente, combater olhos cansados, espinhas e queimaduras de sol.
- Benefícios do Tônico na Pele
- Limpa a pele profundamente
- Elimina as toxinas
- Melhora a micro-circulação
- Prepara a pele para receber hidratação
- Devolve o pH natural da pele
- Elimina os resíduos acumulados nos poros
- Suaviza, acalma e refresca
- Deve-se ter cuidado com tônicos com excesso de álcool. Pessoas com pele muito oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito-rebote que tais loções causam. No mercado existem várias opções. Veja a seguir algumas dicas de tônicos.
- Aqui vai uma receitinha pra você economizar e ter a pele bem cuidada.
- Receita
- - 100g de folha de chá verde
- - 500ml de água filtrada em temperatura ambiente.Modo de preparo
- Basta mergulhar a folha de chá verde sobre a água filtrada, e deixar as folhas descansar na água por uma hora. Depois, é só coar e usar.
- Dica: ao aplicar é evitar a área dos olhos e fazer movimentos circulares e ascendentes. Não o use para substituir outros tratamentos dermatológicos.
*Quantidade de água, que interfere na elasticidade da pele.
*Quantidade de lipídios, interfere na nutrição e suavidade.
*Nível de sensibilidade, determina a resistência da pele.
São esses fatores que ajudam a determinar o tipo de pele que são normal, oleosa, seca e mista. Para cuidar corretamente da sua pele você deve identificar qual é o seu tipo e usar produtos adequados.
Pele normal:
Tem aparência saudável, aveludada, com brilho suave, boa cor, textura firme e poros regulares (nem muito aberto nem muito fechado) conserva equilíbrio de umidade e oleosidade é a mais "perfeita" porém rara, geralmente não apresenta problema mas pode surgir comedões (cravos) entre outros se não for tratada corretamente. Faça a limpeza diária com um sabonete suave 3 vezes ao dia. Os cosméticos devem ser os indicados para pele normal.
Pele seca:
Tem aparência fina (espessura diminuída) é opaca e geralmente apresenta poros bem fechados, é um tipo de pele que sofre com a falta de elasticidade e esta sujeita a descamação e marcas. Tem fragilidade na camada hidrolipídica devido a insuficiência de lubrificação e uma desidratação excessiva.
È um tipo de pele ressacada e com constante sensação de repuxamento devido a sensibilidade as mudanças climáticas (ventos, sol, umidade e etc) o que provoca posteriormente (na idade adulta) envelhecimento cutâneo e rugas ao redor dos olhos e boca. Exige hidratação e nutrição constante para reequilibrar o funcionamento das glândulas sebáceas, os sabonetes usados para a limpeza devem ser suaves e os tônicos, sem álcool, utilize hidratantes e protetores com uréia ou lactato de amônia.
Pele oleosa:
Tem o aspecto brilhante e espesso devido a hiperatividade das glândulas sebáceas, apresenta acne e poros dilatados mas resiste melhor as agressões climáticas e seu processo de envelhecimento é mais lento. A pele oleosa exige uma higienização constante para diminuir o excesso de oleosidade, esfoliar uma vez por semana com esfoliante leve para retirar a camada de gordura, usar sabonetes de ácido salicílico, adstringente, protetor e hidratante oil free (livre de óleo).
Pele mista:
A pele mista é a mais comum de todas as peles, pode se apresentar de duas formas:
*mista mais para seca: onde a zona "T" (testa, nariz e queixo) é menos oleoso e geralmente não apresenta acne aparente, as laterais são secas sujeitas à descamação e rugas precoces.
*mista mais para oleosa: onde a zona "T" é bastante oleoso podendo apresentar acne nessa área, as laterais não são tão oleosas estando sujeito ate a desidratação.
Ao lavar o rosto, use um sabonete específico para pele mista ou oleosa somente nas regiões que produzem mais quantidade de sebo.
Vale lembrar que toda pele deve ser higienizada pelo menos duas vezes ao dia (manha e noite), apos higienizar e tonificar (com produtos específicos para sua pele) utilizar filtro solar. se tiver acima de 25 anos pode usar a noite produtos nutritivos e anti envelhecimentos ao redor dos olhos.